Se você está procurando simplificar sua rotina de cuidados com a pele com um produto que fornece todos os benefícios de poros minimizados, pele com aparência mais jovem e uma tez clara e radiante, mantenha os olhos abertos para o ácido glicólico. Este ingrediente milagroso é uma solução completa para seus maiores problemas de pele, do envelhecimento à acne - o ácido glicólico cuida de tudo. É um ingrediente que você definitivamente deve considerar adicionar à sua rotina de cuidados com a pele.


Então, o que é ácido glicólico?

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA), uma molécula orgânica que contém carbono. De acordo com a Dra. Jessica Krant, dermatologista certificada pelo Laser & Skin Surgery Center de Nova York, essa molécula ocorre naturalmente na cana-de-açúcar e nas frutas. Alguns outros AHAs com os quais você pode estar familiarizado incluem o ácido lático e o ácido cítrico. Observe que eles não devem ser confundidos com beta-hidroxiácidos (BHAs), como o ácido salicílico.

“O ácido glicólico ajuda a separar as conexões entre os queratinócitos [células da pele] nas camadas externas da pele sem técnicas de esfoliação mecânica ásperas e promove a esfoliação”, diz a Dra. Jéssica. “Desta forma, pode acelerar artificialmente a renovação celular e trazer células mais frescas e mais jovens à superfície.”


Qualquer pessoa pode usar ácido glicólico?

“Acho que as pessoas subestimam a quantidade de ácido glicólico”, diz a Dra. Sapna Palep, dermatologista credenciada e fundadora da Spring Street Dermatology em Nova York. “Funciona como anti-envelhecimento. É muito bom para acne. Impede a acne desde o início. [Os pacientes] vêm até mim, tipo, ‘Eu odeio esses cravos no meu nariz, e meus poros parecem tão grandes’. Eu os coloquei no glicólico imediatamente. ” Os principais benefícios são:
  1. Reduz linhas finas e rugas
  2. Minimiza a aparência dos poros
  3. Luta contra acne
  4. Remove células mortas da pele
  5. Uniformiza o tom da pele
  6. Outro bônus: o ácido glicólico é seguro para uso de novas mães, diz o Dr. Palep. Uma vez que certos ingredientes de beleza, como BHAs e retinol, devem ser evitados durante a gravidez e a amamentação, "é um salva-vidas para as mulheres durante este período de tempo."


Como faço para usar o ácido glicólico?

“O ácido glicólico pode ser encontrado em todos os tipos de produtos, desde sabotes a toners e peelings químicos de grau médico”, diz o Dr. Adarsh ​​Vijay Mudgil, dermatologista e dermatopatologista credenciado e fundador da Mudgil Dermatology em Nova York. “O uso realmente depende da preparação exata.”

Independentemente do produto que você escolher, você verá os benefícios de qualquer porcentagem de concentração, diz a Dra. Jéssica. “O ácido glicólico funciona sempre que você o usa e começa a funcionar imediatamente.” A Dra. Jéssica Krant aconselha usar apenas produtos com concentração máxima de 10% em casa. “Formulações mais fortes podem ser aplicadas por seu dermatologista  em consultório, mas só devem ser aplicadas por pessoas com vasta experiência e treinamento em peelings químicos.”


Existem efeitos colaterais do ácido glicólico?

As pessoas geralmente não experimentam efeitos colaterais do uso de ácido glicólico, mas para "aqueles com pele seca ou sensível, pode ser irritante", diz o Dr. Mudgil. “Sabonetes de baixa porcentagem podem ser usadas diariamente sem problemas em pessoas com pele oleosa, enquanto peelings de grau médico só podem ser tolerados uma vez por mês.”

Embora seja incomum, os piores efeitos colaterais que as pessoas podem sentir são devido ao uso descuidado de produtos de ácido glicólico de maior porcentagem. “O ácido glicólico é um ácido que pode queimar ou deixar cicatrizes na pele”, avisa a Dra. Krant. “Vermelhidão excessiva, uma sensação de queimação persistente, pele ficando branco-acinzentada ou - na pior das hipóteses - bolhas na pele e descamação imediatamente são todos sinais de possível perigo e cicatrizes permanentes.”


Quais são os melhores produtos de ácido glicólico?

Como os melhores produtos para você vão depender do seu tipo de pele, sempre deve consultar primeiro o seu dermatologista. Se sua pele é mais sensível ou seca, procure produtos que tenham menor percentual de ácido glicólico em torno de 5% (como o PIXI Glow Tonic) ou ainda em torno de 7% como o Glycolic Acid da The Ordinary.

Também é importante tomar medidas extras para se proteger dos danos do sol. O ácido glicólico, junto com outros AHAs, aumenta a sensibilidade da sua pele aos nocivos raios UV. Aplique protetor solar generosamente, use chapéus e fique na sombra para reduzir a exposição ao sol durante o dia.

Use de acordo com a recomendação do seu dermatologista.  Para evitar problemas é recomendável utilizar Ácido Glicólico e peelings no período da noite.



Traduzido a partir de https://www.goodhousekeeping.com/beauty/anti-aging/a31155061/what-does-glycolic-acid-do/